quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Gondwanatitan faustoi

Gondwanatitan (Titã de Gondwana) era um dinossauro saurópode do grupo dos titanosauros. Gondwanatitan foi encontrado no Brasil, otrora, do sul do supercontinente Gondwana (também chamado Gondwana), no Período Cretáceo (70 milhões de anos). Como alguns outros saurópodes, o Gondwanatitan era alto e comia as partes mais altas das copas das árvores. O parente mais próximo 'G. faustoi' foi o Aeolosaurus.
A espécie tipo é Gondwanatitan faustoi, descrita formalmente por Kellner e Azevedo de, em 1999.
As vértebras da parte central de sua cauda tinha um centrum alongado . Gondwanatitan tinha fossas vertebrais laterais que se assemelhava a depressões rasas. Fossas que da mesma forma se assemelham a depressões rasas são conhecidos a partir do Saltasaurus , Alamosaurus , Malawisaurus e Aeolosaurus. O Venenosaurus também tinha depressão e fossas, mas a sua "depressões" penetrado mais profundamente nas vértebras, foram divididos em duas câmaras, e estender mais para dentro da coluna vertebral.
Espinhas neurais do meio e as vértebras da cauda formam ângulo anterior quando estão alinhadas. Estas vértebras se assemelham aos de Cedarosaurus , Venenosaurus e Aeolosaurus.
Gondwanatitan

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurichia
Subordem: Sauropoda
Família: Indefinido
Género: Gondwanatitan
Espécie: G. faustoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário